top of page

A evolução do primeiro website até os sites de notícias atuais

  • Isabela Marcos
  • 24 de nov. de 2016
  • 2 min de leitura

O primeiro website do mundo começou com apenas uma página, há duas décadas. Neste ano, essa página comemorou seu aniversário de 25 anos. Ele foi desenvolvido no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), e foi publicado no dia 6 de agosto de 1991. A ideia foi do físico Tim Berners-Lee, que escreveu uma proposta mostrando como que a informação poderia ser facilmente divulgada e conectada por meio de hiperlinks. O projeto sugeria conectar os computadores pessoais dos físicos do CERN para trocar informações de pesquisas científicas. Berners-Lee batizou seu projeto de WorldWideWeb (www).

Após esse marco, não demorou muito para que nas web-páginas fossem acrescentados outras modalidades de interação como os chats, o webmail, enquetes, fóruns, feeds que ao longo dos anos evoluíram para o que nós conhecemos hoje. Com as novas tecnologias vieram também as novas formas de jornalismo. Para tratarmos do jornalismo nos sites creio que o termo web-jornalismo é o mais adequado por dar conta das características específicas do texto na Web. A interatividade e a multimidialidade são as duas características da Web presente nos sites que serão temas desse trabalho. No início dos anos 90 mais da metade das redações americanas já usufruíam de recursos digitais. Em maio de 1993 o jornal americano San Jose Mercury News inaugurou sua versão on-line, entrando para história como o primeiro jornal na web. E logo após, no ano de 1995, a CNN online foi inaugurada.

No Brasil, os primeiros passos surgiram em 1989 com a criação da RNP, Rede Nacional de Pesquisa, que tem até hoje o objetivo de controlar infraestrutura de Internet no país. No entanto o Brasil entra na era do webjornalismo no dia 25 de maio de 1995, com o primeiro jornal eletrônico do país, o "JB Online", que no início fazia a transposição literal do jornal na internet. A seguir outras páginas com caráter jornalístico foram surgindo, como o Universal Online e um tempo depois a Veja. Já no nosso objeto de pesquisa, a cidade de Juiz de Fora, o site "Acessa.com" foi um dos pioneiros a exibir notícias por meio da Web. Criado em março de 1996 é considerado parte da internet na cidade. A empresa é responsável pela implementação de várias tecnologias no município, como o primeiro site com certificado digital de segurança, o desenvolvimento o VoIP (Voice Over Internet Protocol, Voz por IP, na tradução livre).

Ao longo do tempo, outros websites também ganharam destaque na produção de conteúdo online, exemplo o Diário Regional de Juiz de Fora, e o Tribuna de Minas que nos últimos meses vem passando por uma transição em relação ao seu cenário impresso-online.

O objetivo dessa pesquisa é exatamente contextualizar na história das mídias os websites de conteúdo jornalístico relevante em Juiz de Fora. E esse trabalho vai ser construído por meio de entrevistas e estudos com base nos sites citados acima.

Comments


QUEM FAZ?

Somos um grupo de estudantes de Jornalismo do 2° período do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora e estamos realizando um trabalho para a matéria de História das Mídias, lecionada pelo professor Antônio Carlos Hora.

Criado por Isabela Marcos, Raíssa Júlia Galdino e Talles Lima - 2016 

bottom of page